Em seu livro intitulado “ Tecnologia Da Informação E Da Comunicação” , Figueiredo (2003) aborda a forma como as tecnologias da informação e da comunicação vem alterando a dinâmica da vida em todo planeta.
De fato, o autor nos chama atenção para o passado e o presente na humanidade, nessa linha do tempo, das mudanças ocorridas em diversas sociedades, o sentido de comunidade é a que mais se transformou ao longo dos tempos. Segundo o autor , a ideia de comunidade se dá pelos seus valores particulares, uso da comunicação oral e visão homogênea, esta acaba impedindo o surgimento de novas formas de conhecimento alternativo. A comunidade se caracteriza por um núcleo cultural dotado por laços familiares, e ainda onde a interpretação do mundo é vista sob a óptica da religião. Entretanto, o desenvolvimento econômico provocou o surgimento de um sistema comunitário fechado, para um aberto, dinâmico e urbano.
As transformações que vem ao longo da história marcando as sociedades e que ainda estamos vivendo, ocorrem simultaneamente a partir das novas formas de conhecimento produzidas pelas sociedades ao longo do tempo. A moderna civilização tecnológica não vai parar com seus avanços,
Nota-se que a construção dessa nova civilização, o homem não abandonou uma questão que sempre existiu na construção das sociedades que é a busca de um sentido para sua própria existência. A busca tem fundamentação na construção de valores, como: justiça, solidariedade e ética. As sociedades atentam para seu futuro sendo a tecnologia uma ferramenta para a construção desse futuro que é desafiador, uma vez que o homem necessita mudar sua atitude perante a natureza e a organização das sociedades a fim de garantir sua própria existência(FIGUEIREDO, 2006).
Interessante observar que no passado o homem utilizava a “força bruta” da natureza (diques, barco a vela, luz solar) porque a capacidade tecnológica era limitada. Hoje as novas fontes energéticas, energia nuclear, eólica, solar e outras, e por meio de operações tecnológicas mais avançadas e complexas, exige mais intervenção do homem com a natureza. E o modo como o homem irá intervir com e no meio ambiente provoca o aparecimento de uma nova consciência, postura, atitude de conviver sem transgredi-lo. A solução para nortear o homem a adquirir essa consciência se encontra nos campos das ciências (interdisciplinares).
O avanço tecnológico permite que o homem tenha melhor condições de vida, mas é preciso ter a percepção de que acumular máquinas e riquezas não é tudo. O planeta pode instituir novas sociedades com novas bases tecnológicas (maquinas que “pensam”), com complexa rede de comunicação ( internet, intranet, ipod, ifone, GPS, etc.).(FIGUEIREDO, 2006).;
Enfim, os homens encontram nas TICS novas formas de interação do ponto de vista geográfico, econômico, político, e ecológico. Mas é preciso utilizar sua criatividade para construção de uma nova solidariedade entre os povos.
REFERÊNCIA
FIGUEIREDO, Veira Jayr de. Tecnologia da Informação e da Comunicação.4ª Ed. São Paulo: Érica, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário