O filme O Pequeno Nicolau é uma produção francesa lançado em 2009 tendo a direção de Laurent Tirard. A história se passa no ano de 1950 e o foco é voltado para a lógica das crianças para interpretar e explicar os acontecimentos da vida.
Nicolau é a personagem central desta estória ficcional. Ele e sua infância envolta sentimentos típicos dessa fase da vida. Ele, como toda criança, vai para escola, nesta época a instituição escolar era muito rígida. A sua estória se desenrola entre a escola e sua casa, entre a presença da professora e de seus pais nesta passagem da sua infância.
Na escola ele e seus coleguinhas de classe se deparam com a seguinte pergunta realizada pela professora em um determinado dia de aula: “O que você quer ser quando crescer?”, ao pensar na resposta para essa pergunta, o garoto imagina o que cada um de seu amigo vai ser quando adultos. As descrições feitas por ele são imaginações que traduzem a maneira da criança perceber o mundo adulto.
Nicolau não queria crescer, ele gostava da vida que levava, com isso queria que tudo continuasse do mesmo jeito. Nunca havia pensado em ser adulta, essa maneira de pensar fez com que não conseguisse encontrar resposta para o questionamento da professora. Ele conseguia descrever o que seus coleguinhas seriam quando adultos, mas não conseguia imaginar o que ele seria, pois nunca havia pensado no fazendo parte do mundo da adultez
Na história a lógica infantil de pensar e o mundo com suas questões é marcante, embora exista a lógica dos adultos, é a lógica das crianças que prevalece. Podemos perceber isso nos planos mirabolantes que Nicolau tem, planos esses que têm como objetivo se livrar de um irmão. Ao perceber o comportamento gentil dos pais, imagina que sua mãe está esperando uma criança. A ideia de ganhar um irmãozinho causa desespero porque acredita que se seus pais tiverem outro filho ele será abandonado por eles.
Algo que marca a história do Pequeno Nicolau é a infância. No filme a infância de Nicolau é bem vivida, apesar do regime rígido das escolas, dos limites dados as crianças através de seus pais, as crianças forjam oportunidades para ter infância fora da vigilância dos adultos.
Depois de um tempo pensando Nicolau revela que descobriu o que quer ser no futuro, fazer os outros rirem.
Enfim, o Pequeno Nicolau é uma história ficcional em que o autor realiza o sonho de criança revelado pelo personagem/criança no final da trama: fazer os outros rirem. E isso ele conseguiu, pois esta comédia infantil arranca gargalhada a todo o momento do público, fazendo se tornar real o desejo do garoto Nicolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário